A banana é uma fruta versátil na culinária, encontrando espaço em receitas que vão desde o…
5 receitas veganas baratas e deliciosas para experimentar
Que tal conhecer cinco receitas veganas baratas e deliciosas para experimentar e mudar a rotina? Escolhemos preparos variados, fáceis de fazer para quem ainda não experimentou esse tipo de culinária.
Continue a leitura para descobrir todos os sabores livres de qualquer produto de origem animal. Antes, confira informações sobre esse movimento que cada dia mais possui entusiastas e adeptos. Vamos lá!
Experimente algo novo!
Você sabe o que é veganismo? Para além de uma dieta livre de produtos animais, esse estilo de vida apresenta um jeito diferente de se relacionar com o consumo de diversos bens e serviços.
Por mais que seja difícil alcançar essa postura para tudo que consumimos, não é preciso mudar drasticamente seus hábitos! Qualquer atitude voltada à preservação da vida animal e do meio ambiente já é significativa.
Afinal, toda grande mudança começa com pequenos passos, não é mesmo? Foi assim que nasceu o movimento “segunda sem carne”, da Sociedade Vegetariana do Brasil, propondo que em pelo menos uma vez na semana o consumo de alimentos vegetais seja a estrela da mesa.
Além de proteger os animais, esse projeto preza pelo descobrimento de novos sabores e por mais saúde para as pessoas. Por isso, trouxemos essas dicas com receitas veganas para substituir a carne de um jeito especial.
5 receitas veganas simples e baratas
Para quem não está acostumado, não se preocupe! Com essas receitas veganas fáceis, você verá como é possível preparar pratos deliciosos, sem abrir mão do prazer de comer e ainda contribuir para um estilo de vida mais sustentável.
Estrogonofe de palmito
Uma receita simples e barata, o estrogonofe de palmito mostra como a culinária vegana é, além de saborosa, muito prática! Aprenda como preparar essa delícia nos detalhes abaixo.
Estrogonofe de palmito
O estrogonofe de palmito é uma variação de um dos pratos mais queridos dos brasileiros. Leva poucos ingredientes e, assim como a versão com carne, cai muito bem com arroz branco e batata palha!
Ingredientes
- 300 gramas de palmito pupunha picado
- 250 gramas de cogumelo paris champignon
- 2 tomates picados em cubinhos
- 1 cebola grande picada
- 1 caixinha de creme de leite de soja
- 1 copo de água 200 ml
- Azeite de oliva
- Molho inglês
- Sal a gosto
- Curry a gosto opcional
Modo de Preparo
- Em uma panela funda, aqueça um fio de azeite de oliva. Frite a cebola e, em seguida, adicione o tomate e refogue bem.
- Depois, coloque os cogumelos, inteiros ou picados, e o palmito. Tempere com molho inglês e curry. Como ambos possuem um gosto acentuado, acrescente aos poucos e aumente a quantidade se necessário.
- Adicione a água para diluir os temperos e ajudar na distribuição do sabor. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.
- Para finalizar, acrescente o creme de leite de soja e sirva em seguida.
Moqueca de banana-da-terra
A moqueca de banana-da-terra é uma opção irresistível. Com sua combinação de sabores e texturas marcantes, essa receita encanta até mesmo os paladares mais exigentes.
Moqueca de banana-da-terra
Uma explosão de cores, aromas e texturas! A moqueca de banana-da-terra é uma opção deliciosa para quem busca uma refeição saudável e cheia de sabor. Confira os detalhes do preparo logo abaixo.
Ingredientes
- 3 bananas-da-terra
- 1 pimentão amarelo pequeno
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 1 cebola
- 3 tomates
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 100 ml de leite de coco
- 2 limões
- 1 colher sopa de azeite de dendê
- 1 colher sopa de azeite de oliva
- ½ maço de salsinha ou coentro
- 2 dentes de alho
- 1 colher chá de sal
- 1 colher café de pimenta-do-reino
Modo de Preparo
- Para facilitar o preparo, pique as bananas em rodelas grossas, isso evita que ela se desfaça durante o cozimento do prato. Tempere com metade do sal, da pimenta-do-reino e do alho picado. Adicione o suco de limão, misture bem e reserve.
- Leve uma panela funda em fogo baixo, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e os tomates cortados em cubinhos.
- Acrescente os pimentões, também cortados em cubos pequenos. Adicione o azeite de dendê e a pimenta dedo-de-moça. Deixe cozinhar por cinco minutos.
- Coloque a banana e o leite de coco, misture bem e, ainda em fogo baixo, cozinhe por mais 5 minutos com a panela tampada. Sirva em seguida.
Quibe de abóbora
O quibe vegano de abóbora pode não ser novidade para quem gosta de receitas com legumes. Com uma massa dourada e crocante, essa receita vai te conquistar desde a primeira garfada.
Quibe de abóbora
Nesta versão de quibe assado vegano, a abóbora ganha destaque especial. Além de ser um preparo prático, o quibe de abóbora é cheio de sabor e textura.
Ingredientes
- 3 e ½ xícaras chá de cabotiá picada em pedacinhos
- 1 xícara chá de trigo para quibe
- 1 e ½ xícara chá de água quente
- 3 dentes de alho picados
- 3 colheres sopa de óleo vegetal
- ½ cebola grande picada
- ¼ de xícara chá de azeite
- 1 xícara chá de cheiro-verde picado
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
Modo de Preparo
- Em uma vasilha, coloque o trigo para quibe e adicione água quente. Deixe descansando até hidratar. Siga a recomendação da embalagem.
- Leve uma panela em fogo baixo, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Acrescente a abóbora picada em cubinhos, tempere com sal e deixe cozinhar com a panela tampada.
- Espete a cabotiá com um garfo para verificar se está cozida. Quando estiver bem macia, adicione a pimenta-do-reino, o azeite e a cebolinha. Misture, desligue o fogo e reserve.
- Preaqueça o forno a 200°C. Em uma vasilha maior, adicione a abóbora e o trigo já hidratado. Amasse bem até incorporar todos os ingredientes. Se preciso, acerte os temperos.
- Distribua a mistura em uma assadeira, e leve ao forno por 30 minutos ou até a parte de cima estar levemente corada. Sirva em seguida.
Bolo de fubá vegano
Um grande clássico da confeitaria nacional, o bolo de fubá vegano é uma boa pedida para um lanche rápido e acompanha aquele cafezinho tão bem quanto sua versão tradicional. Confira os detalhes do preparo abaixo.
Bolo de fubá vegano
Esta receita de bolo de fubá não leva nenhum ingrediente de origem animal e pode ser feita rapidamente no liquidificador. Nossa sugestão é dar um toque de coco ralado, se desejar pode usar goiabada também!
Ingredientes
- 2 xícaras chá de água
- ⅔ de xícara chá de óleo vegetal
- 1 xícara chá de açúcar
- 2 xícaras chá de fubá
- Coco ralado a gosto opcional
- 1 colher sopa de fermento em pó
- 1 colher chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres chá de vinagre de maçã
Modo de Preparo
- Para começar, não se esqueça: preaqueça o forno em 180°C.
- Em um liquidificador, coloque a água e o óleo e bata em velocidade alta por dois minutos cronometrados, obtendo uma mistura espumosa.
- Adicione o açúcar e o fubá e bata por mais dois minutos exatos. Adicione o coco ralado, o fermento em pó, o bicarbonato e o vinagre. Misture com a ajuda de uma colher, com delicadeza.
- Unte uma forma com óleo e farinha, despeje a massa e leve para assar por 40 minutos ou até dourar bem o topo. Sirva em seguida.
Feijão tropeiro vegano
Um dos pratos tradicionais mineiros, o feijão tropeiro aqui ganha cara nova e muito sabor. Feito com feijão-de-corda, é um preparo especial para almoços de domingo com a família toda.
Feijão tropeiro vegano
A releitura vegana do prato tradicional traz complexidade de sabores e texturas, igual ao original. Saiba como preparar o feijão tropeiro vegano passo a passo!
Ingredientes
- 2 colheres sopa de óleo vegetal
- 1 dente de alho ralado
- ¼ de cebola picada
- 1 colher chá de sal
- 1 colher chá de colorau
- 1 banana-da-terra
- ½ kg de feijão-de-corda
- 200 gramas de proteína de soja texturizada
- ½ xícara chá de farinha de mandioca
- Cheiro-verde a gosto
Modo de Preparo
- Para facilitar, frite a banana-da-terra em pedaços pequenos. Faça o mesmo com o feijão-de-corda. Uma leve refogada é o suficiente para ambos. Reserve separadamente.
- Em uma panela grande, aqueça o óleo vegetal e doure a cebola e o alho. Adicione o colorau para soltar cor ao refogado. Acrescente a proteína de soja, deixe fritar por dois minutos.
- Em seguida adicione o feijão e a banana, sempre misturando bem todos os ingredientes. Coloque cheiro-verde a gosto e acerte o sal.
- Por último, incorpore a farinha de mandioca aos poucos até obter uma mistura bem molhadinha. Pode ser necessário menos farinha que o indicado, tudo depende do seu feijão, então fique atento. Sirva com os acompanhamentos que desejar!
Gostou dessas receitas veganas baratas e fáceis de fazer? Então, aproveite para garantir ingredientes fresquinhos e de qualidade no Nagumo Delivery. Clique no banner abaixo e conheça!
Subscribe
Login
0 Comentários
Oldest