As receitas de pudim são um clássico e têm presença garantida em muitas mesas brasileiras. Com…
10 receitas veganas simples e baratas para experimentar
Que tal conhecer 10 receitas veganas simples e baratas para experimentar e mudar a rotina? Escolhemos preparos variados, deliciosos e fáceis de fazer para quem ainda não experimentou esse tipo de culinária.
Continue a leitura para descobrir todos os sabores livres de qualquer produto de origem animal e montar um cardápio vegano. Antes, confira informações sobre esse movimento que cada dia mais possui entusiastas e adeptos. Vamos lá!
Veganismo: experimente algo novo!
Você sabe o que é veganismo? Para além de uma dieta livre de produtos animais, esse estilo de vida apresenta um jeito diferente de se relacionar com o consumo de diversos bens e serviços.
Por mais que seja difícil alcançar essa postura para tudo que consumimos, não é preciso mudar drasticamente seus hábitos! Qualquer atitude voltada à preservação da vida animal e do meio ambiente já é significativa.
Afinal, toda grande mudança começa com pequenos passos, não é mesmo? Foi assim que nasceu o movimento Segunda sem carne, da Sociedade Vegetariana do Brasil, propondo que em pelo menos uma vez na semana o consumo de alimentos vegetais seja a estrela da mesa.
Além de proteger os animais, esse projeto preza pelo descobrimento de novos sabores e por mais saúde para as pessoas. Por isso, trouxemos uma lista de pratos veganos para substituir a carne de um jeito especial.
Receitas veganas simples e baratas
Para quem não está acostumado, não se preocupe! Com essas receitas veganas fáceis para almoço, lanche e jantar, você verá como é possível preparar pratos deliciosos, sem abrir mão do prazer de comer e ainda contribuir para um estilo de vida mais sustentável.
1. Estrogonofe de palmito
Uma receita simples e barata, o estrogonofe de palmito mostra como a culinária vegana é, além de saborosa, muito prática! Aprenda como preparar essa delícia para um jantar vegano nos detalhes abaixo.
O estrogonofe de palmito é uma variação de um dos pratos mais queridos dos brasileiros. Leva poucos ingredientes e, assim como a versão com carne, cai muito bem com arroz branco e batata palha!
Ingredientes
- 300 gramas de palmito pupunha picado
- 250 gramas de cogumelo paris (champignon)
- 2 tomates picados em cubinhos (sem as sementes)
- 1 cebola grande picada
- 1 caixinha de creme de leite de soja
- 1 copo de água (200 ml)
- Azeite de oliva
- Molho inglês
- Sal a gosto
- Curry a gosto (opcional)
Modo de preparo
- Em uma panela funda, aqueça um fio de azeite de oliva. Frite a cebola e, em seguida, adicione o tomate e refogue bem.
- Depois, coloque os cogumelos, inteiros ou picados, e o palmito. Tempere com molho inglês e curry. Como ambos possuem um gosto acentuado, acrescente aos poucos e aumente a quantidade se necessário.
- Adicione a água para diluir os temperos e ajudar na distribuição do sabor. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.
- Para finalizar, acrescente o creme de leite de soja e sirva em seguida.
2. Moqueca de banana-da-terra
A moqueca de banana-da-terra é uma opção irresistível de prato vegano simples. Com sua combinação de sabores e texturas marcantes, essa receita encanta até mesmo os paladares mais exigentes.
Uma explosão de cores, aromas e texturas! A moqueca de banana-da-terra é uma opção deliciosa para quem busca uma refeição saudável e cheia de sabor. Confira os detalhes do preparo logo abaixo.
Ingredientes
- 3 bananas-da-terra
- 1 pimentão amarelo pequeno
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 1 cebola
- 3 tomates
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 100 ml de leite de coco
- Suco de 2 limões
- 1 colher (sopa) de azeite de dendê
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- ½ maço de salsinha ou coentro
- 2 dentes de alho picado
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Para facilitar o preparo, pique as bananas em rodelas grossas, isso evita que ela se desfaça durante o cozimento do prato. Tempere com metade do sal, da pimenta-do-reino e do alho picado. Adicione o suco de limão, misture bem e reserve.
- Leve uma panela funda em fogo baixo, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e os tomates cortados em cubinhos.
- Acrescente os pimentões, também cortados em cubos pequenos. Adicione o azeite de dendê e a pimenta dedo-de-moça. Deixe cozinhar por 5 minutos.
- Coloque a banana e o leite de coco, misture bem e, ainda em fogo baixo, cozinhe por mais 5 minutos com a panela tampada. Sirva em seguida.
3. Arroz com lentilha e cebola caramelizada
Esta é uma das receitas veganas baratas rica em sabores e texturas. As lentilhas acrescentam um toque de nutrição, enquanto as cebolas caramelizadas dão uma doçura equilibrada ao prato. O arroz branco serve como uma base neutra, que combina perfeitamente com os outros ingredientes.
Além de ser uma receita simples, é altamente nutritiva e acessível. Rica em proteínas vegetais, fibras e carboidratos, a refeição é ideal para quem busca uma alternativa vegana e saudável, sem abrir mão de sabor.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz branco
- 1 xícara (chá) de lentilhas
- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
- 2 dentes de alho picados
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de páprica doce
- 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
- Sal a gosto
- Água para cozinhar
Modo de preparo
- Lave bem as lentilhas em água corrente. Em uma panela média, coloque 3 xícaras de água, a folha de louro e as lentilhas. Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que as lentilhas fiquem macias, mas sem desmanchar. Escorra e reserve.
- Em outra panela, aqueça um pouco de azeite e refogue o alho até começar a dourar. Adicione o arroz e refogue por 1 a 2 minutos, mexendo bem. Adicione 2 xícaras de água quente, tempere com sal a gosto e cozinhe em fogo baixo com a panela semi-tampada, até a água evaporar e o arroz estar cozido e macio. Reserve.
- Enquanto o arroz e as lentilhas cozinham, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira grande. Adicione as cebolas fatiadas e refogue em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até que fiquem bem douradas e caramelizadas. Esse processo pode levar de 20 a 25 minutos para atingir a cor e textura desejadas. Tempere com uma pitada de sal e reserve.
- Chegou a hora de montar o prato. Misture o arroz cozido com as lentilhas e tempere com cominho, páprica, pimenta-do-reino e ajuste o sal, se necessário. Transfira para uma travessa ou pratos individuais e finalize com as cebolas caramelizadas por cima.
Dica: sirva o arroz com lentilha e cebola caramelizada como prato principal ou acompanhando uma salada de folhas.
4. Espaguete de abobrinha com molho vermelho
Este é um prato leve, saboroso e rico em nutrientes, perfeito para quem busca receitas veganas para o jantar ou deseja reduzir o consumo de carboidratos. A abobrinha substitui a massa tradicional de maneira criativa, mantendo uma textura crocante e agradável. O molho vermelho, feito com tomates frescos, alho e ervas aromáticas, proporciona um sabor autêntico e equilibrado ao prato vegano.
Esta opção de espaguete vegetal é ideal para refeições rápidas e saudáveis, sem comprometer o sabor. Além disso, é versátil e pode ser complementada com outros vegetais, como cogumelos ou pimentões, para dar ainda mais cor e sabor.
Ingredientes
Para o espaguete de abobrinha:
- 3 abobrinhas médias
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o molho vermelho:
- 2 tomates grandes maduros
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 xícara (chá) de molho de tomate (caseiro ou industrializado)
- 1 colher (chá) de orégano seco
- 1 colher (chá) de manjericão seco (ou fresco a gosto)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Lave as abobrinhas e, com a ajuda de um espiralizador (ou um descascador de legumes), corte-as em tiras finas, no formato de espaguete. Se não tiver um espiralizador, use um ralador grosso ou fatie finamente com uma faca. Reserve.
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva. Adicione as tiras de abobrinha e tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Refogue rapidamente em fogo médio por 3 a 5 minutos, apenas o suficiente para a abobrinha amolecer levemente, mas ainda manter a sua crocância. Reserve em um prato.
- Para o molho vermelho, corte os tomates em pedaços grandes e bata no liquidificador até obter um purê liso. Reserve. Em uma panela média, aqueça o azeite de oliva, adicione a cebola picada e refogue até ficar transparente, por cerca de 2 minutos. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto.
- Adicione o purê de tomate, o molho de tomate pronto, o orégano e o manjericão à panela. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe o molho cozinhar em fogo baixo por 10 a 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até engrossar e os sabores se intensificarem.
- Agora, vamos à montagem do prato. Despeje o molho vermelho sobre o espaguete de abobrinha e misture delicadamente para incorporar. Se preferir, adicione folhas de manjericão fresco por cima para decorar.
5. Feijão tropeiro vegano
Um dos pratos tradicionais mineiros, o feijão tropeiro aqui ganha cara nova e muito sabor. Feito com feijão-de-corda, é um preparo especial para um almoço vegano de domingo com a família toda.
A releitura vegana do prato tradicional traz complexidade de sabores e texturas, igual ao original. Saiba como preparar o feijão tropeiro vegano passo a passo!
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 dente de alho ralado
- ¼ de cebola picada
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 banana-da-terra
- 500 gramas de feijão-de-corda
- 200 gramas de proteína de soja texturizada
- ½ xícara (chá) de farinha de mandioca
- Cheiro-verde a gosto
Modo de preparo
- Para facilitar, frite a banana-da-terra em pedaços pequenos. Faça o mesmo com o feijão-de-corda. Uma leve refogada é o suficiente para ambos. Reserve separadamente.
- Em uma panela grande, aqueça o óleo vegetal e doure a cebola e o alho. Adicione o colorau para soltar cor ao refogado. Acrescente a proteína de soja, deixe fritar por 2 minutos.
- Em seguida adicione o feijão e a banana, sempre misturando bem todos os ingredientes. Coloque cheiro-verde a gosto e acerte o sal.
- Por último, incorpore a farinha de mandioca aos poucos até obter uma mistura bem molhadinha. Pode ser necessário menos farinha que o indicado, tudo depende do seu feijão, então fique atento. Sirva com os acompanhamentos que desejar!
6. Bolo de fubá vegano
Um grande clássico da confeitaria nacional, o bolo de fubá vegano é uma boa pedida para um lanche rápido e acompanha aquele cafezinho tão bem quanto sua versão tradicional. Confira os detalhes do preparo abaixo.
Um grande clássico da confeitaria nacional, a receita de bolo vegano de fubá é uma boa pedida para um lanche rápido e acompanha aquele cafezinho tão bem quanto sua versão tradicional. Confira os detalhes do preparo abaixo.
Esta receita de bolo de fubá não leva nenhum ingrediente de origem animal e pode ser feita rapidamente no liquidificador. Nossa sugestão é dar um toque de coco ralado, se desejar pode usar goiabada também!
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de água
- ⅔ de xícara (chá) de óleo vegetal
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de fubá
- Coco ralado a gosto (opcional)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (chá) de vinagre de maçã
Modo de preparo
- Para começar, não se esqueça: preaqueça o forno em 180°C.
- Em um liquidificador, coloque a água e o óleo e bata em velocidade alta por 2 minutos cronometrados, obtendo uma mistura espumosa.
- Adicione o açúcar e o fubá e bata por mais 2 minutos. Adicione o coco ralado, o fermento em pó, o bicarbonato e o vinagre. Misture com a ajuda de uma colher, com delicadeza.
- Unte uma forma com óleo e farinha, despeje a massa e leve para assar por 40 minutos ou até dourar bem o topo. Sirva em seguida.
7. Pão de queijo vegano
A receita de pão de queijo vegano é uma alternativa deliciosa à tradicional, feita sem nenhum ingrediente de origem animal. A combinação de polvilho doce e azedo garante a textura clássica e levemente crocante por fora. O purê de batata substitui o queijo, conferindo um sabor leve.
Essa versão vegana é perfeita para quem segue uma dieta à base de plantas ou busca reduzir o consumo de laticínios, sem abrir mão de um lanche reconfortante. É fácil de fazer, saudável e ideal para o café da manhã ou da tarde. Experimente e surpreenda-se com o sabor!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de polvilho doce
- 1 xícara (chá) de polvilho azedo
- 1/2 xícara (chá) de purê de batata (ou batata-doce)
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal (óleo de girassol ou azeite de oliva)
- 1/4 de xícara (chá) de leite vegetal (soja, amêndoas ou aveia)
- 1 colher (sopa) de fermento químico
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de levedura nutricional (opcional, para sabor “queijoso”)
Modo de preparo
- Cozinhe a batata ou batata-doce até que esteja macia. Amasse bem até formar um purê liso e reserve.
- Em uma tigela grande, adicione o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento, o sal e a levedura nutricional, se estiver usando. Misture bem.
- Aqueça a água junto com o óleo em uma panela até que comece a esquentar, mas sem ferver. Retire do fogo e despeje lentamente sobre a mistura de polvilhos, mexendo com uma colher de pau até formar uma massa pegajosa.
- Adicione o purê de batata e o leite vegetal à massa e misture bem com as mãos, até que esteja homogênea. Se estiver muito seca, acrescente um pouco mais de leite vegetal. A massa deve ser maleável, mas não grudenta.
- Preaqueça o forno a 180°C.
- Com as mãos levemente untadas com óleo, faça pequenas bolinhas de massa e coloque-as em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre elas.
- Leve ao forno por 25 a 30 minutos, ou até que os pães de queijo veganos estejam levemente dourados por fora. Eles devem ficar crocantes por fora e macios por dentro.
8. Quibe de abóbora
O quibe vegano de abóbora pode não ser novidade para quem gosta de receitas com legumes. Com uma massa dourada e crocante, o prato vai te conquistar desde a primeira garfada.
Nesta versão de quibe assado vegano, a abóbora ganha destaque especial. Além de ser um preparo prático, o quibe de abóbora é cheio de sabor e textura. Confira mais uma das receitas veganas para substituir a carne!
Ingredientes
- 3 e ½ xícaras (chá) de abóbora cabotiá picada em cubinhos
- 1 xícara (chá) de trigo para quibe
- 1 e ½ xícara (chá) de água quente
- 3 dentes de alho picados
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
- ½ cebola grande picada
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- 1 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Em uma vasilha, coloque o trigo para quibe e adicione água quente. Deixe descansando até hidratar. Siga a recomendação da embalagem.
- Leve uma panela ao fogo baixo, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Acrescente a abóbora picada em cubinhos, tempere com sal e deixe cozinhar com a panela tampada.
- Espete a cabotiá com um garfo para verificar se está cozida. Quando estiver bem macia, adicione a pimenta-do-reino, o azeite e a cebolinha. Misture, desligue o fogo e reserve.
- Preaqueça o forno a 200°C.
- Em uma vasilha maior, adicione a abóbora e o trigo já hidratado. Amasse bem até incorporar todos os ingredientes. Se preciso, acerte os temperos.
- Distribua a mistura em uma assadeira, e leve ao forno por 30 minutos ou até a parte de cima estar levemente corada. Sirva em seguida.
9. Falafel
O falafel é feito à base de grão-de-bico e uma combinação aromática de ervas e especiarias. É um prato rico em proteínas, fibras e sabores intensos, com uma textura crocante por fora e macia por dentro.
Além de ser uma refeição deliciosa e nutritiva, a receita de falafel é extremamente versátil. Pode ser servido como lanche, com saladas frescas ou como parte de um prato completo. É uma excelente opção para quem busca uma refeição vegana.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cru
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 1/2 xícara (chá) de salsinha fresca picada
- 1/4 xícara (chá) de coentro fresco picado (opcional)
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de coentro em pó
- 1 colher (chá) de páprica (doce ou defumada)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou de grão-de-bico (opcional, para ajudar a dar liga)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Óleo vegetal para fritar
Modo de preparo
- Coloque o grão-de-bico em uma tigela grande, cubra com bastante água e deixe de molho por, no mínimo, 12 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro). Isso vai amolecer o grão-de-bico para o preparo.
- Escorra o grão-de-bico e seque bem. Coloque-o em um processador de alimentos junto com a cebola, o alho, a salsinha, o coentro (se estiver usando), o cominho, o coentro em pó, a páprica, o bicarbonato, o sal e a pimenta. Processe tudo até obter uma massa com textura granulada, mas uniforme. Cuidado para não processar demais e virar um purê.
- Se a massa estiver muito úmida, adicione 1 ou 2 colheres de farinha para ajudar a dar liga. A massa deve ser moldável, mas não muito seca. Prove e ajuste o sal e os temperos, se necessário.
- Leve a mistura ao refrigerador por 30 minutos para firmar e facilitar na hora de moldar os falafels.
- Após esse intervalo, molde pequenas bolinhas ou discos com a massa, pressionando levemente para que não desmanchem durante a fritura.
- Aqueça o óleo vegetal em uma panela funda. Frite os falafels em fogo médio-alto até ficarem dourados e crocantes por fora, cerca de 3 a 4 minutos de cada lado. Use papel-toalha para escorrer o excesso de óleo. Sirva.
Dica: se você não quiser fazer fritura por imersão, pode fazer o falafel na airfryer. Após moldar os falafels, preaqueça a airfryer a 180°C por cerca de 5 minutos. Distribua as bolinhas no cesto e asse por 15 a 18 minutos, virando os falafels na metade do tempo. Você pode pincelar levemente os falafels com azeite de oliva antes de colocá-los na airfryer, o que vai garantir ainda mais crocância.
10. Brigadeiro vegano
O brigadeiro vegano é uma opção deliciosa e sem ingredientes de origem animal, perfeita para quem busca saborear um dos doces mais amados do Brasil de forma mais saudável. A receita mantém a cremosidade e o sabor marcante do brigadeiro tradicional, sem perder sua essência.
Além de ser ideal para quem segue uma dieta à base de plantas, a receita de brigadeiro vegano pode agradar quem busca evitar laticínios ou consumir menos açúcar refinado.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de leite condensado vegano (feito de leite de coco, amêndoas ou aveia)
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó 100% (sem açúcar)
- 1 colher (sopa) de óleo de coco ou margarina vegana
- 1/4 de xícara (chá) de chocolate vegano (opcional, para um sabor mais intenso)
- Granulado vegano para decorar
- Forminhas de papel
Modo de preparo
- Em uma panela pequena, adicione o leite condensado vegano, o cacau em pó e o óleo de coco ou margarina. Se quiser um sabor mais intenso, adicione também o chocolate vegano picado.
- Leve a panela ao fogo baixo e comece a mexer constantemente para evitar que grude no fundo. Continue mexendo até a mistura engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela, o que leva de 10 a 15 minutos.
- Quando a mistura atingir a consistência desejada, desligue o fogo e transfira o brigadeiro para um prato untado com um pouco de óleo de coco. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente ou leve à geladeira por cerca de 1 hora para firmar.
- Com as mãos levemente untadas com óleo de coco, faça pequenas bolinhas com a massa e passe-as no granulado até ficarem bem cobertas.
- Coloque os brigadeiros em forminhas de papel e sirva. Eles podem ser armazenados em um recipiente fechado por até 5 dias na geladeira.
Gostou dessas receitas veganas simples e baratas? Então, aproveite para garantir ingredientes fresquinhos e de qualidade no Nagumo Delivery. Clique no banner abaixo, faça seu pedido online e receba no seu endereço!
Amei as receitas para veganos,manda mais.
Olá, agradecemos pela visita e ficamos felizes que o nosso conteúdo foi útil pra você 🙂