skip to Main Content
Capa Do Conteúdo Sobre Carnaval Em Família. Na Foto, Temos Duas Crianças Fantasiadas Para Pular O Carnaval.

Carnaval em família com muita diversão para os pequenos

Vai passar o carnaval em família e ainda não sabe como fazer a festa? Para colorir as ideias, nós separamos várias sugestões. Desde a decoração até a fantasia, tudo pode ser feito gastando pouco e de um jeito bem simples. Continue no texto e saiba como!

O que fazer no carnaval em família com as crianças?

Antes de qualquer coisa, para quem gosta de curtir em casa com a família e amigos, é bom lembrar que em 2024 o carnaval acontece nos dias 12 e 13 de fevereiro. Esse período é considerado ponto facultativo, então informe-se se sua cidade vai ou não ter aquele feriado prolongado que o brasileiro tanto ama.

Para quem quer fugir um pouco da algazarra, sempre há a possibilidade de viajar, desfrutar uma praia e até passar uns dias em um hotel fazenda. Muita gente também aproveita para reunir os amigos. Existem várias opções e não existe regra alguma, não é verdade?

Ainda assim, se você não sabe onde passar o carnaval com as crianças, nada impede de aproveitar a folia em casa, especialmente para quem tem filhos pequenos e se preocupa com a segurança.

Seja uma festa à fantasia ou um churrasco mais reservado, o importante é não passar batido. Assim, você consegue fazer tudo do seu jeito e se divertir com segurança e conforto!

Três crianças fantasiadas, brincando de carnaval em família.
Curtir o carnaval em família é uma boa opção para garantir a segurança e a diversão das crianças.

Abre-alas para a festa em casa!

Separamos algumas dicas para o carnaval em casa, como decoração, músicas e até os comes e bebes. Nossas sugestões podem te inspirar para curtir uma das festas mais lúdicas do Brasil do seu jeitinho!

Decoração para o carnaval em família

Só de lembrar dessa época do ano, nossa imaginação se enche de cores, não é mesmo? Por isso, independentemente dos enfeites, é importante que sejam coloridos! Nessa época do ano, é fácil encontrar decorações em lojas especializadas. Agora, se você quiser fazer tudo do seu jeitinho, seu melhor amigo será o papel!

Diversos adereços podem ser feitos utilizando papel crepom, cartolina e papel cartão. Os mais famosos são as serpentinas e os confetes, além deles, é possível fazer máscaras e leques coloridos. Fitas metalizadas e de cetim são boas opções, tanto para adicionar às bexigas quanto para fazer serpentinas e cortinas.

Aproveite para incentivar a participação de todos, desde as crianças até os adultos, na criação de enfeites e na organização do espaço, tornando a preparação da festa em si uma atividade divertida e colaborativa. Não sabe muito bem como fazer tudo isso? Calma, separamos dois tutoriais para ajudar na missão! A primeira dica é do canal da Agatha Moraes, em um vídeo super curtinho, que mostra como fazer uma roseta utilizando papel carmin, mas você pode adaptar e usar qualquer tipo!

A segunda sugestão é da Gisele Guedes, do canal Buba DIY. Ela nos ensina como fazer uma decoração de carnaval com papel crepom: um painel versátil e bem barato!

Se quiser mais inspirações para o seu carnaval em família, o Pinterest é cheio de referências para compor o cenário.

Comidas e bebidas

Diferente de outras festas, o carnaval não é muito conhecido por pratos tradicionais, sendo assim, o clássico churrasco é uma boa opção! Tem gente que adora aproveitar a época para fazer uma boa feijoada, mas é sempre bom lembrar que se for pular por aí, prefira comidas leves.

Banner: 6 dicas de petiscos para churrasco. Fáceis e saborosos!

Para manter a energia e a disposição, você pode servir petiscos, sanduíches, saladas de frutas e qualquer lanchinho que não pese muito no estômago. Aproveite para experimentar receitas criativas e que as crianças possam participar no preparo. E, claro, para entrar no clima do carnaval, quanto mais colorida a apresentação, melhor!

Para beber, ofereça sucos naturais, águas aromatizadas e outras bebidas sem álcool para as crianças.

Para os adultos, quem quiser fugir um pouco da tradicional cervejinha gelada, batidinhas e drinks com frutas são opções deliciosas e que podem até ser feitas em suas versões não alcoólicas. De todo jeito, beba com moderação e lembre-se de tomar água de vez em quando para amenizar os efeitos da ressaca!

Fantasias

Uma das brincadeiras para fazer em família no carnaval é se jogar nas fantasias! Elas são um sucesso entre todas as idades e deixam a festa mais divertida. Não é difícil encontrar lojas que alugam, apesar disso, se deixar para a última hora, pode não ser tão fácil assim.

Por isso, separamos algumas ideias para você soltar a imaginação e improvisar sua própria fantasia. O bom é que vale de tudo: um meme, um personagem de filme ou desenho animado ou até animais.

Um acessório bem prático na hora de compor o look de carnaval é a tiara customizada. Quer ver só? No vídeo abaixo, a Dany Martines dá três ideias bem legais, que podem ser usadas até como fantasia de carnaval infantil.

Seja lá qual for a escolha da fantasia, não se esqueça que estamos no verão. Então, nada de tecidos muito quentes ou várias camadas. Aposte em tule, TNT e malhas respiráveis para deixar a composição mais leve.

Pintura facial

Não sabe como fazer fantasia de carnaval para as crianças ou ficou com o tempo curto para se preparar? A pintura facial é uma ótima alternativa para deixar a festa mais divertida. Explore o universo dos personagens preferidos da criançada e deixe que elas soltem a imaginação na hora de se transformarem.

Com tintas próprias para a pele, vocês podem fazer desenhos que remetem ao carnaval, personagens do folclore brasileiro, animais ou o que a criatividade mandar!

Música, maestro!

Elemento essencial para a festa, as músicas mais tradicionais da época são as marchinhas de carnaval, o axé e o samba. Para caprichar na playlist, vale intercalar um pouco de cada coisa, dando o toque pessoal, claro, com coisas que a família gosta.

Sapucaí em casa

Que tal criar uma mini Sapucaí em casa? Se você tem espaço, organize uma pequena passarela e incentive a família toda a desfilar. Você pode convidar os vizinhos para participarem também! Desenvolva um tema para o desfile, como super-heróis, personagens de contos de fadas ou animais, e crie um momento de muita animação e descontração.

Jogos educativos

Se você vai passar o carnaval em família com as crianças e quer incentivar a aprendizagem, jogos educativos podem ser uma ótima oportunidade para estimular a criatividade, a memória e o raciocínio. Quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e atividades lúdicas são boas opções para entreter e aprender ao mesmo tempo.

Brincadeiras ao ar livre

Se o clima permitir e mantendo os devidos cuidados com as crianças no carnaval, aproveite o feriado em família para brincar ao ar livre. Dê preferência para quintais ou espaços particulares, já que as ruas provavelmente estarão ocupadas com os bloquinhos.

Organize jogos, como pega-pega, queimada, amarelinha, e outras atividades que estimulem o movimento e a interação entre todos. Se possível, monte um pequeno piquenique no quintal e aproveite o momento para desfrutar do espaço ao ar livre.

Extras: dicas para quem não quer ficar em casa

Depois das dicas para a festa de carnaval em casa, quem sabe você não tenha se animado para curtir uma matinê? Então, nada mais justo do que lembrar algumas coisas importantes para os foliões que também querem sair um pouco! Especialmente para as pessoas que pretendem pular carnaval em bloquinhos e festas de rua. Vamos lá?

Segurança

Os foliões que querem brincar na rua precisam estar atentos, já que o ambiente aberto e aglomerado requer alguns cuidados:

  • Evite ficar sozinho, dê preferência para sair com um grupo de amigos.
  • Cuidado com o cartão de crédito, prefira levar dinheiro vivo.
  • Use uma doleira para esconder documentos pessoais e quantias em espécie.
  • Utilize o celular apenas para o necessário.
  • Bebida e direção não combinam, prefira transporte público ou aplicativos de mobilidade urbana.
Grupo de adultos brincando na rua, aproveitando o carnaval em família
Curtir o carnaval de rua com os amigos é mais seguro do que sozinho!

Saúde

Durante a folia, é muito importante pensar bem na ingestão de comidas e bebidas. Evite alimentos gordurosos e que tenham maionese. Lembre-se de beber bastante água! Afinal, o calor é grande e os cuidados com o corpo precisam ser respeitados, e não se esqueça:

  • Aplique protetor solar antes de sair de casa.
  • Tenha uma garrafinha de água com tampa para reutilizar.
  • Prefira alimentos leves no dia do bloquinho para evitar enjoos.
  • Nunca aceite bebida de desconhecidos.
  • Utilize roupas ou fantasias leves.

Não importa se você é um folião de rua ou alguém que vai aproveitar o carnaval em família, o mais importante é se divertir com responsabilidade! Então, junte boas companhias e aproveite a festa!

Quer mais dicas como estas? Então, confira mais conteúdos do Nagumo Delivery clicando no banner abaixo!

Banner: Confira mais conteúdos do Nagumo Delivery. Clique aqui!
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Galega
Galega
4 meses atrás

Amei blog nagumo

Back To Top
2
0
Queremos muito saber a sua opinião, deixe seu comentário...x
Abrir o chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos ajudar?