Desde os primórdios da civilização, a cerveja tem sido apreciada e celebrada em diferentes culturas ao…
Como ser mais produtiva no dia a dia? Dicas práticas!
Você já sentiu como se as 24 horas do dia não fossem suficientes para finalizar as suas demandas diárias? Muitas vezes, esses momentos podem nos paralisar, o que dificulta ainda mais o processo como um todo. Contudo, a notícia boa é que, com dedicação e organização, é possível encontrar formas de lidar com as responsabilidades, sem deixar de cuidar da sua saúde e viver os momentos de lazer também!
Para te ajudar nessa tarefa, neste post, compilamos algumas dicas práticas sobre como ser mais produtiva no dia a dia. Boa leitura!
1. Crie um ambiente agradável para o trabalho
Fica muito mais difícil ser produtiva se você estiver em um ambiente de trabalho repleto de distrações, como barulho excessivo, iluminação desagradável e objetos espalhados por todo o cômodo que chamam o seu olhar e a sua atenção.
Sendo assim, uma ótima dica sobre como ser mais produtiva e disciplinada é, antes de mais nada, organizar o espaço em que você vai trabalhar e se certificar que todos os itens que você precisa estão dispostos nos lugares corretos.
2. Faça listas e anotações
Por vezes, sentimos muita ansiedade só de pensar na quantidade de tarefas que precisamos realizar em apenas um dia ou período. Contudo, não é incomum que as coisas pareçam muito mais complicadas quando elas estão apenas na nossa cabeça. No momento em que passamos essas atividades para o papel ou bloco de anotações, um senso de organização imediatamente se cria.
Sendo assim, antes de começar o seu dia, faça uma lista de tarefas e anote tudo o que precisa ser feito naquele dia ou semana. Além disso, conforme você resolver as pendências, adicione um check ao lado, para visualizar o fluxo de trabalho sendo feito — o que também cria um senso de produtividade mais palpável!
3. Priorize tarefas
Assim como anotar suas tarefas é importante para organizar a mente e ser mais produtiva, priorizar as atividades garante que você entregue ou faça tudo aquilo que é mais urgente primeiro. Isso é especialmente importante para quem tem muitas pendências para resolver em um curto prazo.
Contudo, também é relevante ter em mente que, às vezes, nem toda urgência é tão urgente assim, principalmente quando ela ultrapassa os limites da sua saúde física e mental.
Organizar-se e priorizar tarefas é indispensável, mas entender quando é hora de parar também é.
Dica: liste suas tarefas com base nessa ordem de prioridade e vá “ticando” cada etapa concluída. Assim, você consegue visualizar o que está sendo feito, o que reduz a falsa sensação de que você não está saindo do lugar.
4. Identifique seus picos de produtividade
Os picos de produtividade não são apenas uma ideia criada a partir do nada. Cientificamente, nosso corpo segue um padrão chamado cronotipo, que determina em quais momentos do dia nós somos mais ativos e quando sentimos mais cansaço.
Com essa informação, você pode orientar sua rotina de forma a fazer atividades operacionais em momentos de indisposição e aproveitar seus picos para desenvolver tudo aquilo que exige mais da sua criatividade e cognição.
É claro que nem sempre isso será possível, mas, quando viável, é importante aproveitar a organização natural do seu corpo para ser mais produtiva.
5. Faça uso de ferramentas que funcionam para você
Hoje em dia, o que não falta são ferramentas de organização e técnicas de concentração. A internet está repleta de opções e, mais do que seguir um roteiro pronto sobre produtividade, o ideal é que você faça testes com essas ferramentas e identifique aquilo que funciona dentro da sua rotina.
Alguns métodos muito conhecidos, como o Pomodoro, são muito indicados para produtividade, assim como plataformas como o Trello. Mas, novamente, procure por aquilo que faça sentido para você!
6. Defina metas possíveis
Definir metas é uma ótima forma de orientar o trabalho com base em um objetivo. Dessa forma, você consegue entender os porquês de estar fazendo o que está fazendo e até onde você precisa ir para conseguir concluir essa etapa.
Traçar esse caminho também é importante para que você estabeleça limites saudáveis de produtividade, sem que isso afete, novamente, sua saúde física e mental. Por isso, analise o que é possível ser feito dentro dos seus prazos e, além do mais, crie pequenos passos para tornar essa meta alcançável.
7. Faça uma coisa por vez
Por mais que você tenha muitas pendências para resolver, faça apenas uma coisa por vez. Assim, fica mais fácil dedicar seus esforços para aquela tarefa em específico e concluí-la com mais qualidade, ao invés de fazer diversas coisas ao mesmo tempo e gerar uma sobrecarga e pressão desnecessárias para si.
8. Respire, tire um tempinho para si
Fazer pausas é primordial para manter a produtividade em dia e evitar o esgotamento mental. Cinco minutinhos são o suficiente para arejar a mente e permitir que seus pensamentos sejam melhor organizados.
9. Cuide de sua saúde física e emocional
Uma pessoa com a saúde física e mental comprometida não consegue aproveitar os bons momentos da vida e nem ser produtiva. Muito além das suas entregas, o foco no bem-estar deve ser prioridade em qualquer circunstância. Afinal, é esse corpo que vai te acompanhar em tudo o que você decidir fazer!
Por isso, invista no autocuidado, pratique exercícios físicos quando possível, divida tempo de qualidade com sua família e amigos, tenha hobbies e faça atividades que te dão prazer. E caso sua saúde emocional esteja muito comprometida, não hesite em pedir ajuda, inclusive, profissional.
Se você gostou das nossas dicas e quer acompanhar mais conteúdos como este, aproveite para conferir a home do blog do Nagumo, clicando no banner abaixo:
Subscribe
Login
0 Comentários
Oldest