A carne a vácuo vem ganhando espaço nas prateleiras e nas cozinhas por oferecer qualidade e…
12 receitas para o Dia dos Pais simples e saborosas
Por tradição, o Dia dos Pais é celebrado no Brasil no segundo domingo de agosto. Que tal comemorar com um almoço especial ou um jantar? Separamos diversas receitas para o Dia dos Pais fáceis de fazer e que com certeza vão agradar aquele que sempre esteve ao seu lado.
Leia também: Como escolher o melhor presente para o Dia dos Pais? [4 dicas]
Receitas para o Dia dos Pais: surpreenda o seu herói!
Não importa como: cada pai tem um jeito diferente de expressar o seu amor pelos filhos. Protetores, prestativos, conselheiros, seja lá qual for o superpoder do seu pai, com toda certeza ele merece ser lembrado com carinho nesta data.
E tem melhor forma de comemorar do que passando um tempo com seu pai? Preparar uma refeição e reunir a família ao redor da mesa é uma ótima oportunidade para isso!
Por isso, separamos 12 receitas especiais para curtir este momento. Seja com petiscos para acompanhar aquela cervejinha e um bom papo ou pratos para uma refeição completa. Você confere as dicas logo abaixo!
Receitas de petiscos
Não sabe o que fazer para o Dia dos Pais? Que tal recriar aquele clima de boteco, com cervejinha gelada e petiscos para jogar conversa fora e soltar o riso? Pensando nisso, começamos com quatro receitas práticas que são perfeitas para essa ocasião, veja só.
1. Bolinho de arroz
Esta receita de bolinho de arroz é prática e pode ser feita de diversas formas. Sem falar que é um petisco delicioso e que ainda permite aproveitar sobras de arroz e outros legumes. Veja o passo a passo abaixo.

Experimente a delícia crocante dos bolinhos de arroz recheados com queijo muçarela. Uma receita prática e saborosa para qualquer momento.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido
- ½ xícara (chá) de água
- 1 tomate sem sementes picado em cubinhos
- ½ pimentão picado em cubinhos
- 1 cebola média picada em cubinhos
- 1 cenoura média ralada
- 1 ovo
- 40 gramas de queijo parmesão ralado
- 250 gramas de queijo muçarela (para rechear)
- 10 a 15 colheres (sopa) de amido de milho
- ½ colher (sopa) de fermento em pó para bolo
- 1 colher (sopa) de chimichurri
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha e cebolinha a gosto
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Em uma tigela grande, coloque o arroz já cozido e adicione os tomates, o pimentão, a cenoura, a cebola, o parmesão e os temperos. Misture bem e inclua o sal.
- Adicione a água e o ovo. Com a ajuda de uma espátula, incorpore aos ingredientes.
- Coloque o amido de milho aos poucos, a medida não é exata, pois depende da umidade dos outros ingredientes.
- A textura ideal para a massa é levemente úmida, porém, firme, o que torna possível manusear e dar forma.
- Para rechear, faça discos de massa, preencha com um pouco do queijo muçarela, ralado ou em pedaços, e feche, formando uma bolinha.
- Em uma panela funda, coloque o óleo suficiente para cobrir o bolinho. Frite-os em óleo quente, deixe escorrer o excesso em papel absorvente e sirva em seguida.
- Dica: antes de fritar, deixe descansar no congelador por 30 minutos para dar mais estrutura aos bolinhos e evitar que eles quebrem durante a fritura.
2. Croquete de carne moída
Depois de experimentar esta receita de croquete de carne moída, vai ser difícil se controlar. Crocante por fora e macio por dentro, esse quitute combina texturas e sabores irresistíveis. Aprenda como preparar essa delícia.

O croquete de carne moída combina a delicadeza da massa cozida com o sabor da carne bem temperada, proporcionando uma experiência gastronômica única.
Ingredientes
- 200 gramas de carne moída da sua preferência
- ½ cebola grande ralada
- 2 dentes de alho ralado
- 2 colheres (sopa) de pimentão picado em cubinhos
- 1 colher (sopa) de óleo
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Orégano a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 12 colheres (sopa) de água
- ½ colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 ovo para empanar
- Farinha de rosca para empanar
- Farinha de trigo para empanar
Modo de preparo
- Leve uma panela funda ao fogo médio, aqueça um fio de óleo e frite a carne moída.
- Quando a carne estiver bem cozida, acrescente a cebola ralada, o alho e o pimentão. Deixe fritar por mais dois minutinhos, tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano (ou outros temperos que preferir). Desligue e reserve.
- Em uma panela, para a massa, adicione a manteiga, a água e o sal. Quando começar a ferver, desligue o fogo.
- Incorpore a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar.
- Quando estiver homogêneo, volte a panela ao fogo médio e cozinhe a massa por cerca de cinco minutos, para tirar o gosto de farinha crua.
- Disponha a massa em um refratário para esfriar, o que facilita a modelagem dos croquetes. Assim que a temperatura da massa diminuir, junte à carne e misture.
- Modele os salgadinhos e, antes de fritar, passe nessa ordem: farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Lembre-se de retirar o excesso durante o empanamento. Sirva em seguida.

3. Bolinho de bacalhau
O bolinho de bacalhau é uma receita clássica da culinária portuguesa que consegue reunir o sabor marcante do bacalhau com a suavidade da batata. Sua versatilidade também permite que ele seja servido em diferentes ocasiões, como o Dia dos Pais!

Para um Dia dos Pais cheio de sabor, nada melhor do que um clássico que agrada a todos: bolinho de bacalhau. Crocante por fora, macio por dentro, esse petisco vai transformar datas especiais.
Ingredientes
- 500 gramas de bacalhau dessalgado, desfiado e sem espinhas
- 400 gramas de batata inglesa (aproximadamente 4 batatas médias)
- 1 cebola média, bem picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1/4 de xícara (chá) de salsinha fresca picada
- 1/4 de xícara (chá) de cebolinha picada
- 1 ovo
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Comece cozinhando as batatas em água salgada até ficarem macias. Após o cozimento, escorra e amasse as batatas ainda quentes. Reserve.
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho com um fio de azeite até ficarem dourados. Adicione o bacalhau desfiado e refogue por mais alguns minutos.
- Transfira o bacalhau refogado para uma tigela grande e adicione a batata amassada. Misture bem até que a massa fique homogênea.
- Acrescente o ovo, a salsinha, a cebolinha e a farinha de trigo. Misture tudo até que a massa esteja consistente o suficiente para formar bolinhos. Se necessário, adicione mais farinha para dar ponto.
- Ajuste o sal e a pimenta a gosto.
- Modele a massa em pequenos bolinhos com as mãos.
- Aqueça o óleo em uma frigideira funda e, quando estiver bem quente, frite os bolinhos até ficarem dourados e crocantes. Deixe escorrer o excesso de óleo em um prato forrado com papel-toalha. Agora é só servir.
4. Tacos de carne de porco
Se você está procurando algo que vá além do comum e surpreenda no sabor, os tacos de carne de porco são a pedida certa. Esta receita é ideal para quem busca um prato especial e de preparo rápido, mas cheio de sabor e com ingredientes simples.

Com uma combinação perfeita de temperos e um recheio suculento, a receita de tacos de carne de porco vai dar um sabor único à sua celebração.
Ingredientes
- 500 gramas de carne de porco (como lombo ou paleta) cortada em tiras
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal ou azeite
- 1 cebola roxa média, cortada em tiras finas
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de pimenta chili em pó
- 1/2 colher (chá) de pimenta caiena (opcional)
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 8 tortillas de milho ou farinha
- 1/4 de xícara (chá) de coentro fresco picado
- 1/2 xícara (chá) molho de iogurte
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque os cubos de carne de porco e tempere com cominho, pimenta chili, pimenta caiena (se for usar), suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Misture bem, cubra e deixe marinar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
- Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Adicione os cubos de carne e frite até que fiquem dourados e crocantes. Retire a carne da frigideira e reserve.
- Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho. Volte com a carne para a frigideira e misture tudo.
- Enquanto a carne refoga, aqueça as tortillas em uma frigideira seca por cerca de 30 segundos de cada lado ou até ficarem levemente douradas.
- Coloque uma porção generosa de carne de porco na tortilla quente. Adicione a cebola caramelizada, o coentro picado e uma colher do molho de iogurte.
- Dobre as tortillas e sirva imediatamente.
O que fazer de almoço para o Dia dos Pais?
A melhor forma de decidir o cardápio para a data é pensar naquelas receitas que seu pai mais gosta. Seja simples ou complexa, não tem erro quando a escolha é feita pensando na memória afetiva. Confira as nossas sugestões com quatro preparos fáceis que podem ajudar na escolha certa para as receitas de almoço para o Dia dos Pais.
Para você: 9 dicas para almoço de domingo em família
5. Panquecas
Uma opção versátil e saborosa de almoço para o Dia dos Pais. Nossa sugestão de recheio é com frango e você pode adaptar sem problemas! Aprenda esta receita simples de panqueca nos detalhes abaixo.

Panquecas são práticas e podem ser recheadas de diversas formas. A massa fininha com recheio cremoso de frango é uma boa opção para o almoço, se quiser variar, teste com carne ou legumes.
Ingredientes para a massa
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo tradicional
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 ovo
Ingredientes para o recheio
- 400 gramas de frango cozido e desfiado
- 1 tomate picado
- 1 cebola média picada
- 2 unidades de alho
- ½ pimentão verde picado em cubinhos (opcional)
- 1 sachê de molho de tomate pronto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de requeijão
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
- Cebolinha a gosto
- 100 gramas de muçarela ralada
Modo de preparo da massa
- Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes da massa e bata até ficar homogêneo.
- Em uma frigideira antiaderente já aquecida, unte com um fio de óleo e despeje um pouco da massa com a ajuda de uma concha. Espalhe bem para obter uma panqueca uniforme, já a quantidade pode variar de acordo com a circunferência da sua panela. No geral, a receita rende de quatro a seis panquecas médias.
- Doure a panqueca dos dois lados, utilize uma espátula para facilitar. Repita o processo até acabar a massa e reserve.
Modo de preparo do recheio e montagem
- Em uma panela funda, aqueça um fio de óleo em fogo médio. Doure a cebola, o alho e o pimentão. Adicione o frango desfiado e tempere a gosto, coloque metade do sachê de molho de tomate e o requeijão. Misture até incorporar todos os ingredientes e reserve.
- Para a montagem, você vai precisar de um refratário ou forma. Unte o fundo da assadeira com um pouco do molho de tomate e disponha as panquecas já enroladas.
- Finalize cobrindo com o restante do molho e com a muçarela ralada. Leve ao forno preaquecido a 180°C até gratinar o queijo. Sirva em seguida.

6. Baião de dois
A receita de baião de dois leva esse nome pelo encontro de dois ingredientes muito queridos por brasileiros: arroz e feijão. Este prato típico nordestino dá um show de simplicidade e sabor. Confira os detalhes abaixo.

Unindo ingredientes simples em um preparo tradicional, o baião de dois é a receita perfeita para quem busca um sabor brasileiro.
Ingredientes
- 250 gramas de arroz (tipo agulhinha ou parboilizado)
- 250 gramas de feijão-de-corda (ou feijão fradinho)
- 500 gramas de carne de sol
- 150 gramas de linguiça paio picada em cubinhos
- 100 gramas de bacon picado em cubinhos
- 250 gramas de queijo coalho picado em cubinhos
- 1 tomate picado em cubinhos (sem semente)
- 1 cebola picada em cubinhos
- 4 dentes de alho
- 2 pimentas-de-cheiro
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- ½ maço de coentro (ou salsinha)
- ½ maço de cebolinha
Modo de preparo
- Em uma panela funda, cozinhe o feijão em água fervente por cerca de 20 minutos e reserve. Não descarte o caldo, ele será utilizado nos próximos passos.
- Leve uma panela funda em fogo médio e comece fritando o bacon. Assim que estiver dourado, junte a linguiça, o alho e a cebola e frite até dourar. Em seguida, coloque a pimenta dedo-de-moça, o tomate e a pimenta-de-cheiro.
- Adicione o arroz à mistura de carnes e refogue. Depois, acrescente o feijão com caldo e, se necessário, coloque mais água. Tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
- Após esse tempo, confira o ponto do cozido e, se necessário, acrescente mais água quente e fique de olho na panela.
- Finalize com o queijo coalho em cubinhos, coentro (ou salsinha) e cebolinha a gosto, misture bem todos os ingredientes e sirva em seguida.
7. Macarrão de forno
Quer uma alternativa fácil e que não demanda muitos ingredientes? A receita de macarrão de forno cremoso é a pedida! Até os menos experientes na cozinha podem fazer sem medo.

O macarrão de forno é uma boa opção para quem precisa de uma refeição rápida e saborosa.
Ingredientes
- 500 gramas de macarrão (tipo penne)
- 400 gramas de presunto em cubos
- 400 gramas de queijo muçarela em cubos
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 2 caixas de creme de leite
- 1 pacote de molho de tomate
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Orégano a gosto
Modo de preparo
- Cozinhe o macarrão de acordo com a embalagem, até ficar al dente. Escorra e volte para a panela.
- Com o fogo desligado, adicione ao macarrão, o creme de leite, o molho de tomate e tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto.
- Acrescente o presunto e o queijo em cubos e misture bem. Transfira tudo para um refratário, cubra com o queijo parmesão e leve ao forno preaquecido a 200°C por 20 minutos. Sirva em seguida.
8. Escondidinho de carne seca
O escondidinho de carne seca é uma deliciosa fusão entre o sabor robusto da carne e a suavidade do purê de batata. Sua preparação, embora simples, permite explorar diferentes variações conforme o gosto pessoal.

Saboroso e reconfortante, o escondidinho de carne seca é a escolha perfeita para momentos especiais.
Ingredientes
- 500 gramas de carne seca dessalgada e desfiada
- 600 gramas de batata inglesa
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1/4 de xícara (chá) de leite de coco (ou leite integral)
- 100 gramas de queijo coalho ralado
- 1/4 de xícara (chá) de coentro fresco picado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Cozinhe as batatas em água salgada até ficarem bem macias. Após o cozimento, escorra e amasse até formar um purê liso.
- Em uma panela, adicione a manteiga, o leite de coco e misture até atingir uma consistência cremosa. Ajuste o sal e a pimenta a gosto. Reserve.
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola até que fique dourada. Adicione o alho picado e refogue novamente. Acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e metade do coentro picado.
- Em um refratário untado, coloque uma camada de purê, pressionando para que fique uniforme. Por cima, adicione o refogado de carne seca e finalize com o restante do purê. Polvilhe o queijo coalho ralado por cima.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo esteja bem dourado e gratinado. Retire do forno e sirva imediatamente.
Sugestões para o jantar de Dia dos Pais
E como o cardápio para festejar é completo, preparamos sugestões que podem complementar o jantar de Dia dos Pais! São quatro opções de preparo para celebrar a data com muito sabor.
Você pode gostar: 6 receitas rápidas e fáceis para o jantar em dias corridos!
9. Frango assado com cerveja
Nesta receita de frango assado com cerveja, as sobrecoxas de frango são marinadas em um preparo especial que garante uma explosão de sabores. Acompanhe os detalhes abaixo.

Ingredientes
- 6 sobrecoxas de frango
- 3 batatas cortadas em rodelas
- 1 cebola cortada em rodelas
- 2 dentes de alho ralados
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 1 lata de cerveja
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
- Azeite a gosto
Modo de preparo
- Para preparar a marinada, coloque as peças de frango, a cerveja, a maionese, a mostarda, um fio de azeite generoso e o alho em uma tigela grande.
- Tempere com sal e pimenta a gosto, acrescente outros condimentos, como páprica ou chimichurri, se desejar. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
- Em uma assadeira, disponha as batatas cortadas em rodelas grossas e a cebola. Acomode os pedaços de frango, sempre com a pele para cima.
- Despeje a marinada na travessa e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C e deixe assar por cerca de 1 hora. Se desejar, para dourar bem, retire o papel-alumínio nos 15 últimos minutos.
10. Costelinha de porco no forno
Que tal uma versão especial para a receita de costelinha de porco? Aqui, nada de churrasqueira, o preparo é no forno convencional e o segredo é a mistura de temperos!

Prepare uma deliciosa costelinha de porco assada, temperada com uma mistura especial e finalizada com molho barbecue!
Ingredientes
- 1 quilo de costela suína
- 2 colheres (chá) de alho em pó
- 1 colher (sopa) de cebola em pó
- 1 colher (sopa) de páprica picante
- 3 colheres (sopa) de molho inglês
- 6 colheres (sopa) de molho barbecue
- ½ colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Para a pastinha do tempero, misture todos os ingredientes secos, depois acrescente o molho inglês e incorpore até ficar homogêneo. Reserve.
- Recorte três folhas grandes de papel-alumínio para acomodar o assado. Ele precisa ser envelopado para o preparo. Disponha na assadeira com a parte mais brilhante voltada para a carne.
- Acomode a costela e, com a ajuda de um pincel culinário, cubra toda a superfície da carne com o molho preparado anteriormente. Embrulhe com o papel-alumínio, uma folha por vez.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 90 minutos. Depois, retire a peça para a finalização. Cuidado com os vapores ao abrir a carne envelopada!
- Pincele molho barbecue dos dois lados do assado e volte ao forno, mas dessa vez, sem cobrir com papel-alumínio.
- Volte ao forno a 200°C por 15 minutos para selar e sirva em seguida.
11. Peixe assado
Uma receita para pescador nenhum botar defeito! Este peixe assado é ideal para quem busca praticidade e uma refeição leve. A simplicidade da preparação e a complexidade dos sabores tornam esse prato uma escolha certeira para qualquer ocasião.

O segredo desta receita é a combinação dos filés de peixe com o limão e o molho de coentro, além de legumes que adicionam textura e sabor ao preparo.
Ingredientes
- 400 gramas de filé de tilápia
- 500 gramas de batatas
- ½ cebola grande fatiada
- ½ brócolis
- 15 tomates-cereja
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) rasa de sal
- ¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino
- ½ colher (sopa) de alho ralado
- ½ xícara (chá) de coentro picado
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
Modo de preparo
- Tempere os filés com suco de limão, alho, sal e pimenta a gosto. Reserve.
- No liquidificador, bata o coentro com o azeite de oliva para obter um molho.
- Em um refratário, faça uma cama com as rodelas de cebola, disponha os filés já temperados e despeje o molho por cima.
- Cubra com as batatas em rodelas, o brócolis em pedaços pequenos e os tomates-cereja ao meio. Regue com um fio de azeite e acerte os temperos.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C até que as batatas estejam cozidas. Teste com um garfo, mas geralmente leva cerca de 1 hora até 90 minutos.
12. Risoto de camarão
O risoto de camarão é uma celebração de sabores frescos e ingredientes cheios de personalidade. Esta receita é ideal para uma refeição mais sofisticada, mas também é surpreendentemente simples de preparar!

O risoto de camarão é uma excelente escolha tanto para ocasiões especiais quanto para um jantar delicioso e reconfortante.
Ingredientes
- 300 gramas de camarões médios limpos e descascados
- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
- 1 litro de caldo de camarão (feito com cascas ou caldo pronto)
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/4 de xícara (chá) de salsinha fresca picada
Modo de preparo
- Em uma panela, adicione as cascas dos camarões, água suficiente para cobrir, e leve para ferver. Coe e reserve.
- Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de manteiga. Adicione os camarões e refogue até que fiquem rosados. Tempere com sal, pimenta e suco de limão. Retire os camarões da frigideira e reserve.
- Na mesma frigideira, adicione o restante do azeite e refogue a cebola até que fique macia e dourada. Adicione o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o arroz arbóreo e deixe fritar levemente.
- Adicione o vinho branco e mexa até que o líquido seja absorvido. Em seguida, comece a adicionar o caldo de camarão aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo constantemente. Só adicione mais caldo quando o arroz tiver absorvido o líquido anterior. Continue esse processo até o arroz ficar al dente e cremoso.
- Quando o arroz estiver no ponto, adicione a manteiga e o queijo parmesão ralado. Misture bem até que tudo fique homogêneo e cremoso.
- Volte com os camarões refogados, misture delicadamente e deixe por mais 2 minutos no fogo baixo. Ajuste o sal e a pimenta se necessário.
- Retire do fogo, adicione a salsinha picada e sirva imediatamente.
Já escolheu qual dessas receitas para o Dia dos Pais vai para mesa nesta data especial? Então, que tal conferir as ofertas do Nagumo Delivery e garantir ingredientes frescos e de qualidade! Clique no banner abaixo e saiba mais!

Subscribe
Login
0 Comentários
Oldest