Com as altas temperaturas do verão brasileiro, nada melhor do que encontrar maneiras deliciosas e práticas…
11 receitas fáceis para festa junina sem gastar muito!
Em junho, temos o final do outono e começo do inverno; o clima fica um pouco mais frio e, além disso, uma das celebrações mais aguardadas do ano chega. Para comemorar, preparamos uma lista com receitas fáceis para festa junina.
Continue a leitura e aprenda como fazer os quitutes juninos, incluindo preparos doces, salgados e bebidas tradicionais, com versões sem álcool, para aproveitar em qualquer hora!
Qual o cardápio de uma festa junina?
A festa junina tem raízes na cultura caipira e nordestina e é uma das mais tradicionais celebrações do Brasil, cheia de cores, sabores e alegria. A data dos festejos está associada ao período de colheita, por isso um dos principais alimentos consumidos é o milho.
Além dele, outros ingredientes da época são muito utilizados nas receitas de festa junina, como o amendoim, a abóbora, a batata-doce, a mandioca e o coco. Por isso, tradicionalmente, as pessoas se juntam para celebrar a fartura, agradecer os alimentos frutos de muito empenho e compartilhar da melhor forma: festando!
E como a gente adora um bom motivo para celebrar, preparamos uma lista completa com comidas típicas de festa junina para você aproveitar!
Receitas salgadas para festa junina
Para começar a nossa lista de receitas fáceis para festa junina, que tal irmos primeiro pelas comidas salgadas? Aqui vão três dicas de preparo prático e rápido para uma festança a qualquer hora!
Milho cozido
Um dos alimentos mais importantes, originário das américas e que vai aparecer bastante nessa lista. A dica para escolher as melhores espigas é optar pelas mais clarinhas, se for comprar com casca, preste atenção na textura, ela não pode estar muito seca!
Milho cozido
Uma iguaria simples e saborosa, o milho cozido é um prato de fácil preparo!
- 6 espigas de milho
- água até cobrir
1. Coloque as espigas, já descascadas e sem o cabelo em uma panela de pressão.
Cubra com água e leve ao fogo.
Depois que pegar pressão, deixe por 10 minutos, desligue o fogo e deixe que saia naturalmente.
O segredo aqui é cozinhar as espigas sem adicionar o sal, pois ele endurece os grãos do milho!
Caldo verde
Perfeito para os dias frios, o caldo verde fica bem cremoso! Nossa sugestão de preparo é com batatas, mas pode usar a mandioca na mesma proporção que também dá certo.
Caldo verde
A base de batatas ou mandioca, com linguiça e couve. Essa delícia é perfeita para aproveitar dias frios.
- 4 batatas grandes (cerca de 1 quilo)
- 1 maço de couve cortada bem fininha
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola média
- 1.5 litro de água
- 2 folhas de louro
- 100 gramas de bacon
- 400 gramas de linguiça (paio, calabresa ou linguiça portuguesa)
- Cebolinha à gosto
- Azeite de oliva
Descasque e pique as batatas em pedaços menores, não precisa cortar com muito cuidado, já que elas serão batidas depois.
Em uma panela funda com água e cozinhe as batatas em fogo médio. Acrescente as folhas de louro e se quiser, pode adicionar uma pitada de sal. Teste espetando um garfo, se elas caírem sozinhas, já estão bem cozidas.
No liquidificador, triture as batatas com a água do cozimento e reserve, lembre-se de retirar as folhas de louro.
Para deixar seu caldo com uma cor ainda mais bonita, bata três folhas de couve picadas grosseiramente. Esse acréscimo é opcional, mas faz muita diferença!
Aqueça um fio de azeite em uma panela funda, em fogo médio, e refogue o bacon, a calabresa e a cebola cortada em cubinhos.
Quando tudo estiver bem fritinho, adicione a couve e refogue por um minuto, só para dar um susto.
Despeje o creme de batatas direto na panela e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Depois é só servir e se deliciar!
Bolinho caipira
Como o próprio nome já denuncia, esta receita veio direto da roça e é tradicional de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O preparo é simples e o resultado é delicioso, crocante por fora e suculento por dentro!
Bolinho caipira
Iguaria típica do interior de São Paulo, essa delícia é perfeita para a época de Festa Junina!
Ingredientes para a massa
- 500 gramas de farinha de milho amarela
- ½ xícara (chá) de farinha de mandioca
- 2 colheres (chá) rasas de sal
- 2 cubos de caldo de carne
- 1,5 litro de água
- 3 colheres (sopa) de óleo
Ingredientes para o recheio
- 500 gramas de carne moída
- suco de 2 limões
- ½ xícara (chá) de cheiro verde
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (chá) de orégano
Vamos começar pelo recheio. Em uma tigela, coloque a carne moída, tempere com sal, pimenta-do-reino a gosto e orégano. Adicione a cebola e o alho bem triturados e, por último, o suco de limão e reserve por pelo menos 15 minutos.
Enquanto o recheio vai marinando no limão, é hora de fazer a massa! Separe uma tigela grande para conseguir trabalhá-la bem.
Dissolva os tabletes de caldo de carne na água que será usada para dar liga. Ah, é importante que a água esteja bem quente, quase fervendo.
Em uma tigela, acrescente a farinha de milho e a farinha de mandioca, despeje a água aos poucos e vá misturando com o auxílio de uma colher de pau ou espátula.
Quando já estiver com mais consistência, adicione o óleo e continue sovando. Se desejar, você pode terminar esse processo na mão, mas cuidado, pois a massa é bem quente!
Para fazer os bolinhos, faça bolinhas com a massa, abra uma cavidade e recheie com a carne. Feche e faça o formato tradicional, parecido com o quibe.
Para fritar, aqueça óleo suficiente para cobrir seus bolinhos em uma panela funda, em fogo médio. Frite-os até que estejam dourados e depois é só servir!
Torta de cachorro quente
Uma receita prática de forno, fácil de fazer e que rende bastante. A torta de cachorro quente não tem segredo!
Torta de cachorro quente
Fácil de fazer, a torta de cachorro quente leva poucos ingredientes e rende bastante. Perfeita para momentos de festa ou aquele lanche da tarde de última hora sem muito esforço!
Ingredientes da massa
- 3 ovos;
- 2 xícaras (chá de leite;)
- ½ xícara (chá de óleo;)
- 2 xícaras (chá de farinha de trigo;)
- 2 colheres (sopa de amido de milho;)
- 1 colher (sopa de fermento químico para bolo;)
- 1 colher (café de sal.)
Ingredientes do recheio
- ½ cebola picada em cubinhos;
- 3 dentes de alho;
- 2 tomates médios (picados e sem sementes;)
- 1 lata de milho-verde;
- 1 lata de ervilha;
- 500 gramas de salsicha;
- ½ xícara (chá de molho de tomate;)
- Salsinha a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Comece pelo recheio, ele não pode estar muito quente para a montagem da torta. Lave bem as salsichas e escalde por 5 minutos em uma panela funda, depois corte em tiras ou rodelas e reserve.
- Em fogo médio, aqueça um fio de óleo e refogue a cebola, o alho e o tomate picado. Quando começar a reduzir, adicione as salsichas, o milho, a ervilha e, por último, o molho de tomate. Acrescente os temperos desejados, deixe reduzir um pouco e reserve.
- Para a massa, em um liquidificador, bata por dois minutos (ou até obter uma mistura homogênea) os ovos, o leite, o óleo, o sal e o amido de milho.
- Acrescente a farinha de trigo e bata novamente. Por fim, adicione o fermento e misture com uma colher para não interferir no processo de fermentação. Esse segredo deixa sua massa bem fofinha depois!
- Em um tabuleiro untado com margarina (ou óleo) e polvilhado com farinha, despeje metade da massa, adicione o recheio, cuidando para não colocar caldo demais e, em seguida, cubra com o restante da massa.
- Leve ao forno preaquecido em 180°C por aproximadamente 40 minutos, até dourar. Para saber se já está pronto, faça o teste do palito, se sair limpo, a torta já está assada.
Receitas de doces para festa junina
A parte favorita de muitas pessoas, os doces juninos são uma perdição! Simplicidade e sabor se juntam à mesa nessa lista de gostosuras e, com essas receitas, não tem erro!
Brigadeiro de paçoca
O brigadeiro com um toque junino leva paçoca no preparo e pode ser confeitado com amendoim granulado para uma camada extra de textura e sabor!
Brigadeiro de paçoca
Nesta versão do docinho tradicional, a paçoca é a estrela. Com cobertura de amendoim ou mesmo a própria paçoca triturada, fica uma delícia!
- 4 paçocas pequenas (aproximadamente, 60 gramas;)
- 1 caixa de leite condensado;
- 1 caixa de creme de leite;
- Paçoca ou amendoim granulado para confeitar.
- Em uma panela funda, adicione o leite condensado, o creme de leite e a paçoca triturada, misture bem e depois ligue o fogo médio.
- Evite usar paçocas com muito açúcar, pois pode interferir na textura e deixar seu brigadeiro um pouco enjoativo também!
- Mexa sem parar até atingir o ponto de enrolar, que é quando o brigadeiro solta do fundo da panela e cai em blocos da espátula ou colher. O tempo depende da sua panela, mas geralmente leva em torno de 10 a 15 minutos.
- Coloque a massa em um recipiente e cubra com papel filme, fazendo contato para evitar criar película. Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de enrolar.
- Com a massa fria, separe pequenas porções e faça bolinhas, passe no amendoim granulado (ou na paçoca triturada) e coloque nas forminhas. Tudo pronto, agora só aproveitar!
Essa receita rende cerca de 30 unidades de brigadeiro.
Pipoca doce
Marcando presença na nossa lista de receitas fáceis para festa junina, o milho da vez é para a pipoca! Docinha e crocante e para quem quiser diferenciar, pode ser feita colorida. Basta adicionar duas gotinhas de corante alimentício no caramelo!
Pipoca doce caramelizada
Com sabor de caramelo, essa receita é perfeita para momentos de conforto e diversão. Experimente e se surpreenda com essa deliciosa pipoca caramelizada!
- ½ xícara (chá de milho para pipoca;)
- 1 xícara (chá de açúcar;)
- 1 colher (sopa de óleo.)
- Em fogo médio, aqueça o óleo em uma panela bem funda e adicione o milho. Mexa bem e quando a primeira pipoca estourar, tampe e deixe terminar, movimentando um pouco a panela vez ou outra, com cuidado para não se queimar.
- Um segredinho para não restar grãos e nem queimar é ficar atento aos intervalos entre os estouros da pipoca. Se demorar mais que cinco segundos entre um e outro, desligue o fogo!
- Reserve a pipoca em uma vasilha. Para o caramelo, leve o açúcar em fogo médio e deixe derreter. Jogue por cima da pipoca ou, se preferir, misture na própria panela.
- Espere esfriar para não queimar a boca e depois é só aproveitar essa delícia!
Amendoim crocante com chocolate
Uma ótima receita para fazer de montão e deixar guardado, se conseguir, este petisco doce é pura crocância!
Amendoim crocante com chocolate
Esse petisco doce é fácil de fazer e uma delícia! Receita ideal para quem ama uma crocância e não resiste a amendoim e chocolate.
- 500 gramas de amendoim;
- 2 xícaras (chá de açúcar;)
- 1 xícara (chá de água;)
- 1 xícara (chá de achocolatado;)
- 1 colher (chá rasa de fermento químico em pó para bolo.)
- Leve uma panela grande em fogo médio, adicione o açúcar, a água e o achocolatado. Mexa bem até dissolver tudo e deixe ferver.
- Quando começar a engrossar, adicione o fermento, os amendoins e misture bem até secar. Cuidado para não deixar queimar a receita!
- Transfira para uma forma e deixe esfriar. Depois disso, os grãos se separam com facilidade e ficam supercrocantes.
Bolo de fubá com goiabada
Uma receita brasileira clássica que acompanhada de uma bebida quentinha fica ainda mais especial. A goiabada traz mais texturas e uma camada extra de sabor!
Bolo de fubá com goiabada
Fubá e goiabada, essa combinação de um sabor neutro e outro mais docinho é sempre sucesso! Acompanhado de uma bebida quente então, não tem erro!
- 1 xícara (chá de farinha de trigo;)
- 1 xícara (chá de açúcar;)
- 1 xícara (chá de fubá;)
- 1 xícara (chá de óleo;)
- 1 xícara (chá de leite;)
- 3 ovos;
- Goiabada a gosto cortada em cubinhos;
- 1 colher (sopa de fermento em pó químico para bolo.)
- Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes, menos a goiabada e bata por cinco minutos.
- Despeje a massa na forma de sua preferência, coloque os pedaços de goiabada por cima, afundando levemente.
- Leve ao forno preaquecido em 180°C por, aproximadamente, 40 minutos ou até dourar.
- Se desejar, faça uma calda: derreta um pouco de goiabada com água e jogue por cima depois do bolo esfriar.
Cocada de forno
Veja como é simples preparar este doce típico de um jeito um pouco diferente, mas que continua uma delícia!
Cocada de forno
Que tal uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer? Levando poucos ingredientes e com o coco como astro principal, a cocada de forno é a escolha perfeita!
- 3 ovos;
- 1 lata de leite condensado;
- 200 ml de leite de coco;
- 100 gramas de coco ralado em flocos integral;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher (chá de fermento químico.)
- Em uma tigela, adicione os ovos e bata bem até quebrar a liga. Acrescente o leite condensado e o leite de coco e misture bem.
- Adicione o coco ralado integral (aquele sem açúcar!), a pitada de sal, mexa e deixe descansar por 10 minutos para hidratar bem o ingrediente.
- Depois de hidratado, incorpore o fermento à massa. Despeje em um refratário de vidro untado com manteiga e leve ao forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 40 minutos.
- Fique de olho para não queimar, o tempo pode variar de acordo com o tamanho da forma utilizada e a potência do seu forno. Depois é só servir e se deliciar!
Bebidas de festa junina
Para fechar nossa lista, as duas bebidas mais tradicionais da época. De preparo fácil e que aquecem muito bem, elas não podem faltar. Fizemos questão de dar dicas do preparo tradicional e das versões não-alcoólicas para todas as pessoas aproveitarem. Confira!
Vinho quente
Aconchegante, encorpado e de sabor intenso, o vinho quente é preparado com frutas e especiarias. Perfeito para uma noite de festa, seja onde for!
Vinho quente
Uma bebida tradicional dos festejos juninos, o vinho quente pode ser feito na versão alcoólica ou sem álcool, para que todos possam apreciar seu sabor intenso e quentinho!
- 1 e ½ litro de vinho tinto suave;
- 1 litro de água;
- 1 xícara (chá de açúcar;)
- 2 maçãs picadas em cubinhos;
- 5 rodelas pequenas de gengibre sem casca;
- 10 cravos-da-índia;
- 3 canelas em rama;
- 2 anis-estrelados.
- Em uma panela bem funda, coloque a água, as especiarias e a maçã. Deixe ferver por 10 minutos em fogo médio.
- Adicione o vinho e o açúcar, e em fogo médio para alto, deixe ferver até encorpar — o processo deve levar de 30 a 40 minutos.
- Para fazer o vinho quente sem álcool, basta substituir o vinho por suco de uva integral. Assim, toda a família pode aproveitar essa bebida tradicional das festas juninas.
Quentão
Outra bebida tradicional dos festejos juninos, este preparo não tem erro! Também deixamos uma dica de como fazer a versão do quentão sem álcool.
Quentão
Bebida tradicional dos festejos juninos à base de cachaça e especiarias! Perfeita para uma noite fria.
- 1 e ½ xícara (chá de açúcar;)
- 1 e ½ xícara (chá de água ;)
- 4 xícaras (chá de cachaça;)
- 1 pedaço de gengibre picado;
- 1 limão em rodelas;
- 1 laranja em rodelas;
- 3 cravos-da-índia;
- 1 canela em rama (pequena.)
- Em uma panela funda, leve ao fogo médio o açúcar para caramelizar.
- Assim que formar o caramelo, despeje a água e as especiarias e as frutas cortadas em rodelas, mexa bem até que todo o açúcar tenha derretido.
- Adicione a cachaça e deixe fervendo por pelo menos cinco minutos.
- Para fazer o quentão sem álcool, basta substituir a quantidade de cachaça pela mesma medida de água. Se achar muito forte, acrescente mais água aos poucos e vá provando.
Gostou das nossas dicas de receitas fáceis para festa junina? Com uma lista dessas, seu arraiá vai ser sucesso! Se quiser mais sugestões de preparos deliciosos, clique no banner abaixo e confira outros conteúdos do Nagumo Delivery!
Subscribe
Login
0 Comentários
Oldest