Com as altas temperaturas do verão brasileiro, nada melhor do que encontrar maneiras deliciosas e práticas…
8 receitas simples com peixe para a quaresma
No período da quaresma, o brasileiro costuma consumir mais carne de pescado, seguindo a tradição católica. Por isso, listamos oito receitas simples com peixe para você testar em casa.
Por que comer peixe na quaresma?
A quaresma é o período litúrgico que começa na quarta-feira de cinzas e precede a Páscoa. Para os cristãos, é tempo de reflexão e simplicidade. Algumas pessoas evitam excessos, como uma espécie de penitência, para lembrar como a vida é passageira.
Durante esse período, muitas pessoas evitam alguns alimentos, como carnes vermelhas e de aves em geral, sendo assim, pratos de peixe são muito consumidos. Principalmente na Semana Santa, período final da quaresma.
Por isso, durante o período, o consumo de pescados aumenta. Porém, é importante lembrar que esse alimento deve ser consumido o ano todo, pois traz diversos benefícios para a saúde. Vamos entender um pouco mais sobre isso antes de aprender as receitas simples com peixe!
Benefícios de comer peixe em qualquer época do ano!
Para além do período religioso e todo seu significado, a Semana Santa exerce um papel fundamental no incentivo ao consumo de peixes. O alimento não é muito consumido pelos brasileiros e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a ingestão recomendada dessa proteína é de 250 gramas semanais.
Os benefícios de comer peixe estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares e à proteção do sistema neural. Com destaque para os pescados oleosos (salmão, atum e sardinha), fontes de ômega 3 e de ácido docosahexaenóico (DHA).
Esses ácidos graxos são essenciais para o funcionamento do organismo e auxiliam no aumento da imunidade, com efeito neuroprotetor. Fora que os peixes são fontes de cálcio, fósforo e iodo, além de vitaminas A e do complexo B, E e D.
8 receitas simples com peixe
Como você viu, comer peixe é importante independentemente da época do ano. Motivos para incluí-lo no cardápio não faltam! Agora, confira as receitas com peixe que separamos para você ter mais opções de preparo.
1. Peixe frito com molho tártaro
Para mostrar que simplicidade não significa pobreza de sabores, a chef Paola Carosella nos traz uma receita de peixe frito servida com batatas cozidas e molho tártaro. Você pode conferir o passo a passo, em vídeo, logo depois dos ingredientes e do modo de preparo.
Ingredientes
- 1 kg de filé de peixe da sua preferência;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 250 g de farinha panko ou farinha de rosca;
- 200 g de batatas cortadas em rodelas;
- 200 g de maionese;
- 1 colher (chá) de sal;
- 3 ovos;
- 1 limão;
- pimenta-do-reino moída a gosto;
- salsinha a gosto;
- 2 colheres (sopa) de alcaparra.
Modo de preparo
Vamos começar pelo molho tártaro! Pique a salsinha fresca a gosto e as alcaparras, misture bem na maionese e reserve. Prontinho, agora, para o empanamento, você vai precisar de três pratos fundos.
Um para os ovos, e os outros para as farinhas. Lembre de temperar com um pouco de sal e pimenta cada um desses ingredientes, para que o empanamento não fique sem graça demais.
Para temperar o peixe, coloque-os em um refratário, esprema o suco de meio limão e adicione sal e pimenta a gosto. Reserve por alguns minutos enquanto coloca as batatas para cozinhar. Pique as batatas em rodelas de um dedo de espessura e cozinhe-as na água com sal.
Para empanar os filés de peixe, passe primeiro no trigo, tire o excesso, depois no ovo e finalize na farinha panko ou de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Sirva com as batatas e o molho tártaro.
2. Peixe assado com batatas
Para esta indicação de preparo, a Cris, do canal Receitas da Cris, traz uma sugestão com filé de tilápia e batatas, bem suculento! Confira todos os detalhes do preparo no vídeo abaixo.
3. Pirão de peixe
Este prato de origem indígena é uma delícia, e a base leva ingredientes regionais, como a farinha de mandioca e o colorau. Pode ser feito com a carne ou a cabeça do peixe, para aproveitar melhor todas as partes do pescado.
Ingredientes
- 300 g de peixe (cabeça ou carne);
- 250 g de farinha de mandioca
- 2 tomates maduros picados;
- 2 cebolas picadas;
- 2 litros de água para o cozimento;
- 2 colheres (sopa) de colorau;
- 6 colheres (sopa) de azeite de dendê ou de oliva;
- 2 dentes de alho picado;
- 1 pimentão cortado em cubinhos;
- cheiro-verde a gosto (salsinha e cebolinha);
- sal a gosto;
- pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
Tempere o peixe que você vai utilizar com sal e pimenta. Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e o pimentão. Em seguida, acrescente o peixe e o colorau e deixe dourar. Adicione 1 litro de água e o cheiro verde e deixe cozinhar em fogo baixo até ferver.
Enquanto isso, dilua a farinha de mandioca em 1 litro de água e acrescente aos poucos na panela com o peixe. Se você utilizar a cabeça do peixe, retire da panela antes desse processo. O caldo vai engrossar aos poucos, se preferir, pode usar a farinha aos poucos, sem diluir, para ter maior controle sobre a textura.
Cuidado! O pirão de peixe tende a ficar ainda mais consistente conforme esfria, lembre-se disso na hora de dar o ponto com a farinha de mandioca.
4. Moqueca de peixe
Tem gente que acha que a moqueca dá muito trabalho. Na verdade, o que dá essa impressão é a riqueza de cores e sabores do resultado final, mas a montagem e o preparo são simples. Inclusive, está entre as melhores receitas de peixe quando o quesito é praticidade.
Além disso, você pode usar postas de peixe fresco da sua preferência, priorizando os que tenham menos espinhos, claro. Nossa sugestão é utilizar posta de cação, opções como garoupa, robalo e dourado também têm um resultado delicioso.
Ingredientes
- 500 g de postas de cação (ou o peixe da sua preferência);
- 4 tomates cortados em rodelas;
- 1 pimentão picado em rodelas;
- 1 cebola média picada em rodelas;
- 2 dentes de alho;
- 1 vidro de leite de coco;
- 4 colheres (sopa) de azeite de dendê;
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- salsinha ou coentro a gosto;
- sal a gosto;
- pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
Em uma panela bem funda, aqueça o azeite de oliva em fogo baixo e refogue o alho. A moqueca é preparada em camadas, então não coloque tudo na panela ainda. Utilizando metade dos ingredientes, faça uma cama de cebola, depois os tomates e o pimentão, e finalize com o peixe.
Tempere o peixe com sal e pimenta, e regue com o dendê e o leite de coco. Repita o processo até dispor todos os ingredientes. Mantendo o fogo baixo e a panela tampada, cozinhe por cerca de 20 a 25 minutos. Quando o peixe já estiver no ponto, finalize com a salsinha ou o coentro.
5. Peixe grelhado na frigideira
Para um bom filé grelhado, o tempero para peixe é a chave do sucesso. Nossa sugestão é usar a tilápia, um peixe barato e saboroso.
Ingredientes
- 500 g de filé de tilápia;
- 2 dentes de alho;
- 1 colher (sopa) de sal;
- pimenta-do-reino a gosto;
- 1 colher (chá) de lemon pepper;
- raspas de limão;
- fio de azeite.
Modo de preparo
Esta é uma receita com filé de peixe simples, já o segredo fica por conta do tempero! Disponha os filés em um refratário, adicione o alho, o sal e o restante das especiarias. Por último, coloque as raspas de limão e regue com um fio de azeite.
Massageie toda a carne para distribuir o tempero e, em seguida, deixe descansar por pelo menos 20 minutos antes do preparo.
Para grelhar, unte uma frigideira com um fio de azeite e leve ao fogo baixo. Doure os filés, separadamente. Evite ficar apertando a carne para não desmanchar e manter a suculência do prato. Fica perfeito para servir com arroz branco e salada.
6. Isca de peixe
Quer fazer uma isca de peixe crocante e simples? Dá uma olhadinha no vídeo abaixo, em que o Leonardo Abreu ensina essa delícia direto da praia.
7. Caldo de peixe com mandioca
Caldos são ótimas refeições em noites mais frias ou quando der vontade, não é mesmo? Nossa sugestão é usar o filé de tilápia, mas como quase toda receita dessa lista, fique à vontade para usar outros tipos de peixe!
Ingredientes
- 500 g de filé de tilápia;
- 500 g de mandioca cozida e cortada em cubos;
- 3 tomates picados em cubos pequenos;
- 1 cebola grande picada em cubos pequenos;
- 4 dentes de alho;
- ½ pimentão amarelo em cubos pequenos;
- ½ pimentão verde em cubos pequenos;
- ½ pimentão vermelho em cubos pequenos;
- 1 colher (sopa) de colorau;
- 4 colheres (sopa) de azeite;
- 1 e ½ litro de água fervendo;
- 1 xícara (chá) de água;
- 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca;
- sal e pimenta-do-reino a gosto;
- salsinha a gosto.
Modo de preparo
Em fogo baixo, refogue a cebola e o alho no azeite. Depois, acrescente o peixe, os pimentões e os tomates e deixe dourar. Despeje a água fervente aos poucos, mantendo o fogo baixo sempre. Deixe cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos, dependendo da sua panela.
Para acrescentar a mandioca, você pode colocar os cubinhos já cozidos nos 10 minutos finais do cozimento, ou ainda, usar um pouco da água para bater no liquidificador, fazendo um creme. Cada opção tem seu charme e influencia na textura e apresentação final do prato. Essa é uma das receitas simples com peixe mais saborosas!
8. Filé de peixe na airfryer
Se você quer uma opção de peixe fácil de fazer, a airfryer pode te ajudar. Esse utensílio, cada vez mais popular, utiliza um sistema de cocção a ar quente, sem óleo, o que deixa os alimentos crocantes e saudáveis. Quem passa a dica é o Nandu Andrade.
Nossas sugestões de receitas simples com peixe acaba aqui. Já escolheu a sua favorita? E para garantir ingredientes de qualidade com comodidade, conheça o Nagumo Delivery. Você compra quando quiser e de onde estiver. Clique no banner abaixo e saiba mais!
Subscribe
Login
0 Comentários
Oldest