Manter uma alimentação saudável ao longo da semana pode parecer desafiador, especialmente com a correria do…
7 cuidados com a saúde no inverno que você deve ter
Quando a temperatura cai e os dias frios chegam, precisamos redobrar nossa atenção e investir em certos cuidados com a saúde no inverno, para evitar doenças e conseguir aproveitar ao máximo essa estação tão aconchegante.
Pensando nisso, elencamos sete dicas essenciais para que você e sua família se mantenham protegidos na estação mais fria do ano. Vamos conferir?
Por que precisamos focar nos cuidados com a saúde no inverno?
A queda brusca de temperatura influencia — e muito! — o funcionamento do nosso organismo e pode afetar diretamente o sistema imunológico. Para começar, como a umidade do ar reduz, o clima fica mais seco, o corpo transpira menos e os banhos são mais quentes, sua pele muito provavelmente vai ficar mais desidratada e, sem os cuidados necessários, pode até mesmo ficar machucada.
Além disso, vírus e bactérias se proliferam com mais facilidade no frio, contribuindo para problemas de saúde como resfriados, gripes e agravamento dos quadros de rinite, sinusite e bronquite. Sem contar que o acúmulo de pessoas em locais fechados também contribui para que os germes se multipliquem.
Portanto, para evitar esses problemas e investir no seu bem-estar, siga as dicas de cuidados com a saúde no inverno mencionadas a seguir!
1. Cuide da alimentação
Com a chegada dos dias frios, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Isso gera uma necessidade calórica maior — é por isso que a fome aumenta nessa época do ano e temos a tendência de comer bem mais.
Além da mudança nos hábitos alimentares, como o corpo fica mais suscetível a algumas doenças respiratórias, como gripes e resfriados, é importante investir em uma alimentação rica em nutrientes para fortalecer o sistema imunológico.
Frutas e legumes, alimentos ricos em proteínas e vitamina C são essenciais durante esse período. Chás e sucos funcionais são boas opções, além de manterem a hidratação em dia.
2. Hidrate bem a pele e os lábios
As rachaduras labiais e áreas ressecadas no corpo e rosto são comuns no inverno, porque tomamos banhos quentes, suamos menos e o clima tende a ser mais seco. Por isso, tenha sempre um balm labial por perto, tome muita água e utilize cremes hidratantes para reforçar a barreira protetora natural da sua pele.
3. Mantenha os ambientes arejados
Um comportamento comum no inverno é manter as janelas fechadas para evitar os ventos gelados. O problema é que, além de inibir a renovação do ar, as pessoas tendem a ficar aglomeradas nesses locais. Isso tudo facilita, mais ainda, a proliferação de vírus e bactérias, que já são mais resistentes no inverno.
Portanto, para evitar que isso aconteça, é primordial que você mantenha os ambientes arejados, com, pelo menos, uma janela aberta a todo tempo. Além disso, se você vive em regiões muito secas, umidificadores de ar são indispensáveis.
4. Agasalhe-se bem
Não é novidade para ninguém que se agasalhar bem é muito importante no frio, não é mesmo? As roupas quentinhas preservam o calor e auxiliam na manutenção da temperatura corporal.
Isso é especialmente importante porque são, justamente, essas mudanças bruscas na temperatura do corpo que afetam negativamente o sistema imunológico — que passa a ter mais dificuldade em combater gripes, resfriados e outras doenças.
5. Beba água!
A hidratação é um tópico importante o ano todo, mas especialmente no inverno! Como a umidade do ar é menor nessa estação, o clima fica mais seco e isso pode propiciar a desidratação.
Para evitar que isso aconteça, tenha sempre uma garrafinha d’água por perto e, se preciso, coloque alarmes a cada hora com um lembrete como “hidrate-se” ou “beba água!”. Vale até mesmo procurar por aplicativos para smartphones que enviam notificações de hora em hora!
6. Pratique exercícios físicos
Praticar atividades físicas, de maneira geral, trazem inúmeros benefícios para a saúde. Além da endorfina liberada, que melhora a disposição, movimentar-se com regularidade aumenta o condicionamento físico e imunidade. Consequentemente, seu corpo fica mais apto para se prevenir, inclusive, de doenças cardiorrespiratórias — ou o agravamento das mesmas.
7. Utilize o protetor solar
Por mais que os dias no inverno sejam mais cinzas, os raios solares continuam aí e podem afetar a saúde da sua pele. Por isso, mesmo em dias nublados e frios, aplique o filtro solar durante sua rotina de cuidados diários e, após algumas horas, reaplique-o.
8. Vacine-se
Como mencionamos, diversas doenças podem ser agravadas nas épocas mais frias do ano, como rinite, sinusite e bronquite. Isso sem contar a proliferação de vírus e bactérias da gripe, por exemplo.
Por isso, verifique sua carteirinha de vacinação e certifique-se que todas as vacinas estão em dia. Afinal, os cuidados para a saúde no inverno precisam ser de dentro para fora!
Gostou das nossas dicas e quer acompanhar outros conteúdos exclusivos da Nagumo Delivery? Aproveite para acessar a home do blog, clicando no banner abaixo:
Subscribe
Login
0 Comentários
Oldest