O Dia das Crianças é uma data especial que merece ser celebrada com muita diversão e…
4 atividades para a família curtir na primavera
A estação mais colorida de todas está chegando! O início da primavera traz a promessa de dias mais quentes e até as famosas chuvas de setembro. Com isso, surgem novas oportunidades para aproveitar dias mais frescos e toda a beleza natural que floresce.
E para apreciar esse show da mãe natureza, nada melhor do que curtir bons momentos com aqueles que amamos. Portanto, continue no texto e conheça quatro atividades para a família passar um tempo junta na estação mais cheia de vida do ano!
1. Fazer piquenique
Uma das atividades mais prazerosas de se fazer ao ar livre, seja no jardim, no parque ou na praça — não importa o lugar! Fazer piquenique não tem segredo, tudo o que você precisa é de bebidas geladas para afastar o calor e comidinhas gostosas e saudáveis.
Claro que a decoração pode ser toda caprichada, especialmente se a atividade for feita no jardim de casa. Itens como toalha estampada, almofadas confortáveis e bandeirinhas coloridas dão um toque a mais. Ainda assim, tudo o que você precisa é garantir um lugar para sentar e uma bolsa térmica cheia de delícias!
O piquenique é perfeito para quem gosta de estar em contato com a natureza, ler ao ar livre, jogar bola, correr, contar histórias… é diversão para toda a família! Por isso, um dos melhores lugares para fazer uma reunião desse tipo são os parques públicos, por já possuírem certa estrutura.
Se optar por fazer o piquenique em um local mais afastado, lembre-se de levar protetor solar, repelente e bastante água. Além disso, nada de deixar sujeira para trás! Não se esqueça das sacolinhas plásticas para recolher todo o lixo durante a festinha.
2. Andar de bicicleta ou caminhar
Não é segredo algum que atividades físicas trazem inúmeros benefícios para a saúde, tanto físicos quanto mentais. Por isso, é importante incentivar as crianças a adotarem hábitos saudáveis desde cedo. E essa época do ano é perfeita para praticar exercícios aeróbicos, como andar de bicicleta ou caminhar.
Além de uma atividade física poderosa, pedalar em família é divertido, estreita laços e cria memórias para a vida toda. Afinal, parte da magia dessa prática começa antes de tirar as rodinhas. Você se lembra quando se equilibrou sem ajuda pela primeira vez? É emocionante!
E provavelmente esse evento foi compartilhado com alguém da família. Agora pode ser o seu momento de ensinar e vivenciar a emoção de um jeito diferente. Talvez, você até já tenha feito isso — conta sua experiência para a gente nos comentários!
Mas não se esqueça dos equipamentos de segurança. O capacete é indispensável! Confira ainda se os pneus estão bem calibrados e se os freios estão funcionando. Escolha um local seguro e mantenha sempre a vigilância. Dê preferência para parques e áreas sem circulação de veículos.
Quando seu filho tiver evoluído bem, o próximo passo é visitar lugares novos, explorar o bairro, e por aí vai. Dependendo da idade, um circuito de passeio pode ser uma boa pedida. Só não esqueçam das garrafinhas de água!
3. Caça ao tesouro em família
Agora, se o que você procura é uma forma de exercitar a criatividade em família, que tal montar uma caça ao tesouro? Essa atividade pode ser simples ou complexa. Não tem regra, quem manda é você!
O conceito é simples: existe um tesouro escondido que precisa ser encontrado. Já a dinâmica pode variar muito. Vocês podem competir para ver quem resolve o mistério primeiro, por exemplo, ou, então, desvendarem juntos.
Para montar a brincadeira, pelo menos uma pessoa vai precisar saber a localização e espalhar pistas para que os outros cheguem no item final. Tudo começa com uma carta, que revela que em algum lugar existe algo escondido e que aponta para a primeira pista sobre o esconderijo.
Daí em diante, vale tudo que sua imaginação mandar! Pistas falsas, enigmas, jogo de perguntas, danças malucas, sério, vale tudo! O importante é nivelar a dificuldade de acordo com a idade dos menores, para que todos consigam resolver as pistas e chegar ao tesouro.
Essa atividade pode ser feita dentro de casa ou ao ar livre. Se for pela segunda opção, muito cuidado com a escolha do esconderijo! Ninguém quer que o prêmio seja encontrado por alguém que não está na brincadeira, não é mesmo?
Inclusive, o prêmio não precisa ser algo de grande valor, na verdade, nem ser um item físico. Ele pode ser um lugar, uma cesta com lanches ou um monte de bexigas cheias d’água esperando para a brincadeira começar. Soltem a imaginação e divirtam-se!
4. Atividades para dias chuvosos
Na primavera, as chuvas voltam a ser mais frequentes, então é legal ter uma alternativa para esses momentos. Nessas horas, jogos de tabuleiro ou cartas são ótimas opções! Damas, xadrez, ludo, pega varetas e resta um são apenas alguns exemplos.
Outra opção interessante é o quebra-cabeça, que não limita número de jogadores. Inclusive, dependendo da dificuldade e quantidade de peças, um dia de chuva vai ser pouco. Por isso, não escolha nada muito difícil para evitar frustrações, a intenção é se divertir.
Se a chuva veio acompanhada de frio, que tal um acampamento na sala, feito com colchões, cobertores e travesseiros? Esse é um cenário ideal para uma maratona de filmes ou para contar histórias. Pipoca e bebidas quentinhas também são uma boa pedida.
Pensar em atividades para a família pode até parecer algo trivial, mas são esses os momentos que fortalecem os laços de confiança e criam memórias que nos acompanham para sempre.
Até porque, você nunca sabe o que vai ser eternizado no coração de um ente querido. Pode ser aquela tarde de piquenique ou a vez que choveu e vocês assistiram um filme muito ruim, resultando em boas risadas.
Essa é a beleza de criar momentos em conjunto, a força que só o estar presente pode criar. Por isso, esperamos que a primavera seja uma estação cheia de coisas boas por aí.
E se você gostou da nossa lista, clique no banner abaixo e conheça outras dicas como esta!
Subscribe
Login
0 Comentários
Oldest